Fazer compras é uma das tarefas mais importantes da rotina do lar. Com algumas escolhas simples e pequenas mudanças de atitude é possível economizar e ao mesmo tempo diminuir o nosso impacte no planeta enquanto abastecemos a despensa.
Para o ajudar, deixamos-lhe algumas dicas práticas para quando faz as suas compras no supermercado:
- Faça uma lista de compras – para evitar o compra de produtos que não são indispensáveis faça uma lista de compras prévia juntamente com o que está em promoção e com os descontos que possui. Se já souber o que necessita evita mais facilmente comprar por impulso produtos desnecessários.
- Coma antes de ir ao supermercado – as pessoas com fome compram mais comida. Se ao fazer compras se sentir saciado terá menos tendência para comprar produtos não essenciais. Lembre-se que além de gastar mais, as compras desnecessárias tendem a gerar desperdício.
- Evite as compras de mês – vá ao supermercado quinzenalmente ou semanalmente. Assim evita comprar produtos que poderão perder a validade e com isso acabar no lixo.
- Se puder faça as compras de supermercado pela internet – muitas cadeias de supermercados já dispõem de serviços de compras pela internet. Se o seu já tiver, use-o. Além de seguro, poupa combustível (já que a entrega normalmente é sincronizada e feita de uma vez só, por um único veículo), tempo, dinheiro e stresse.
- Prefira alimentos sazonais – os produtos da época (designadamente as frutas e legumes) da época tendem a ser mais económicos, aproveite essa vantagem.
- Não manipule alimentos na hora de escolher – quando for à feira ou ao supermercado, escolha com os olhos e pegue nos alimentos depois de decidir qual irá levar. A manipulação pode danificar os alimentos e com isso gerar despercídios evitáveis.
- Evite usar sacos de plástico – quando for às compras leve consigo um ecobag, uma bolsa ou mochila. Assim reduz o consumo de plástico e contribui para o meio ambiente.
- Cozinhe em quantidade e congele – prepare várias refeições para todo o mês ou semana. Guarde no frigorífico e reaqueça na altura em que vai consumir. Assim economiza ingredientes e energia. Os processos de descongelar e aquecer são mais económicos do que preparar tudo no momento.
Sem comentários:
Enviar um comentário